Lista de Musicas

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Estilo e Estilos


Com a crescente evolução da E-Music, agente fica meu perdido com tantos estilos, e acredite até eu mesmo fiquei meio atrapalhado com isso. Bom em fim, isso me fez criar esse post.

House é um estilo musical surgido em Chicago, nos Estados Unidos, na primeira metade da década de 1980. A origem do nome se deu devido a esse novo estilo de dance music que surgia e começava a ser tocada no night club chamado Warehouse. Os freqüentadores da casa iam às lojas de discos a procura das músicas que ouviam no club e pediam por "aquela música da Warehouse", até as lojas começarem a encurtar o nome de Warehouse Music, para apenas HOUSE. Muitos dizem que o House Music é uma vertente da disco music dos anos 70, pois foram estilos de música quase que contemporâneos. Frankie Knuckles é aclamado por muitos como o "pai" da House Music, ele que é um dos pioneiros deste gênero juntamente com outros nomes como Tony Humphries. Atualmente existem muitas sub-vertentes do house.
Outras Vertentes do House. Electro, Disco , Synthpop , Deep
  
Techno é um estilo musical eletrônico que surgiu em meados de 1980 e refere-se primariamente a um estilo em particular criado nos EUA com influências alemãs e desenvolvido nos arredores da cidade de Detroit, subseqüentemente adotado por produtores europeus. O termo Techno é freqüentemente utilizado erroneamente para descrever todas as formas de música eletrônica. O Techno arts grafic foi um dos primeiros technos a surgir. Foi desenvolvido em primeiro lugar em estúdios amadores pelos "The Belleville Three" (Os três de Belleville),um trio de homens afro-americanos que freqüentavam a faculdade na época, próximo de Detroit, Michigan. Os músicos - amigos de colégio e colecionadores de fitas mixadas que eram Derrick May e Kevin Saunderson - encontraram inspiração na Midnight Funk Association, um programa de rádio eclético, de 5 horas de duração, que ia ao ar de madrugada em diversas estações de rádio de Detroit. O programa era comandado desde 1977 até meados da década de 1980 pelo DJ Charles Johnson. O programa proporcionava doses pesadas de sons eletrônicos como os de George Clinton, Kraftwerk e Tangerine Dream.

Trance é uma das principais vertentes da música eletrônica que emergiu no início da década de 1990. O gênero é caracterizado pelo tempo entre 130 e 160 bpm, apresentando partes melódicas de sintetizador e uma forma musical progressiva durante a composição, seja de forma crescente ou apresentando quebras. Algumas vezes vocais também são utilizados. O estilo é derivado do house e do techno, tendo pegado uma melodiosidade não característica do techno, com seus sons industriais, e menos orgânicos, além de parecerem menos melódicos. Outras vertentes do trance são:  Progressive Trance, Uplifting Trance, Tech Trance, Hard Trance, New Trance. 

UK Garage é um descendente de House music de Chicago e Nova York. Geralmente apresenta um distinto ritmo 4 por 4 sincopado de percussão e tempo mais acelerado que seu antepassado o House, motivo pelo qual também era denominado em sua origem de "Speed Garage". As músicas do Garage também apresentam geralmente amostras vocais e samplers, completando a estrutura de base rítmica. O UK Garage foi em grande parte influenciado por outros estilos de música e de produção em meados da década de 2000, notadamente o hip hop e música urbana, sendo muitas vezes chamado de "Brit Hop" ou "Hip Hop britânico". Ela também gerou várias ramificações, sendo as principais o Grime, Dubstep e Bassline. Segundo o pesquisador musical Simon Reynolds o UK Garage faz parte de uma cena maior, denominada por ele de Hardcore Continuum, ao escrever artigos sobre a musica eletrônica britânica, em 1999, ele notou que seus textos faziam parte de uma idéia maior, um contínuo musical que emergia da cena Rave britânica na época.

Um comentário: